segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CAPÍTULO 16 - TURBULÊNCIA

Para uma aeronave em voo, a atmosfera é considerada turbulenta quando há irregularidade do movimento do fluxo do ar. Resultante:
Aquecimento diferenciado do solo
Obstáculos naturais

16.1 - TIPOS DE TURBULÊNCIA
  • CONVECTIVA
  • MECÂNICA
  • DINÂMICAS

A) Turbulência Convectiva ou Térmica:
É causada pelas variações  térmicas verticais superiores a 1ºC/100M.
Mais intensa nas tardes de verão sobre o continente.
Nuvens: Cumulus

Gradiente Térmico < ou = RAS
(entre 0,6ºC e 1ºC/100m)
Turbulência dentro da nuvem

Gradiente Térmico > RAS
Turbulência dentro e fora da nuvem

Turbulência Convectiva é sempre mais intensa em trovoada no estágio Maturidade

B) TURBULÊNCIA MECÂNICA (OBSTÁCULO)
Turbulência provocada pelo ar que sopra perpendicular a um obstáculo.
  • OROGRÁFICA
  • SOLO

Superfície: Afeta pouso e decolagem.
Altitude: Afeta aeronaves em voo

  • B.1 - TURBULÊNCIA OROGRÁFICA
    Turbulência provocada pelo ar que sopra perpendicularmente a uma cordilheira.
    Ocorre a sotavento e sua intensidade é consequência da velocidade do vento e da altura do relevo.
    Formação de Ondas Orográficas (Montanha ou estacionárias)
    Nuvens Lenticulares formam-se acima do topo da montanha e
    Nuvens Rolos formam-se abaixo do topo das montanhas a sotavento
    Ao aproximar do topo de uma montanha, a sotavento, uma aeronave tenderá a perder altitude.                                                                                                                                 Ondas estacionárias são observadas a sotavento das montanhas.

Precauções
a) Corrigir a velocidade indicada da aeronave para suavizar os efeitos da turbulência, segundo as normas do aparelho;
b) Evitar voos à baixa altura entre montanhas, principalmente nas proximidades do lado sotavento de uma delas;
c) Evitar as nuvens "rolo", pois constituem áreas de intensa turbulência;
d) Evitar nuvens lenticulares, principalmente se seus bordos forem esfarrapados;
e) Não confiar, excessivamente, nas indicações do altímetro próximo aos picos de montanhas, pois podem conter erros superiores a 1.000 pés;
f) Executar a aproximação para pouso em velocidade pouco acima da prevista, a fim de evitar uma queda brusca de sustentação; e
g) Estar atento para os possíveis efeitos psicológicos da turbulência sobre a tripulação.
  • B2 - TURBULÊNCIA MECÂNICA DE SOLO
Topografia acidentada e as edificações podem provocar desvios no fluxo horizontal do ar atmosférico.

C) TURBULÊNCIA DINÂMICA
  • FRONTAL
  • CAT
  • WINDSHEAR
  • ESTEIRA DE TURBULÊNCIA

  • C.1 - FRONTAL
Ascensão do ar quente na rampa frontal. Quanto mais quente e úmido e instável estiver o ar, maior será a turbulência.
As turbulência frontais mais severas são associadas as Frentes Frias.

  • C.2) TURBULÊNCIA EM AR CLARO
Turbulência sem nenhuma advertência visual.
Ocorrem associadas a correntes de jato
No inverno e sobre os continentes entre 20.000 e 40.000 FT

  • C3 - WINDSHEAR
Ocorre quando existe variação da velocidade do vento ou em sua direção dentro de uma curta distância.
Aparece associada às trovoadas, podendo ocorrer associadas às frentes, brisa marítima, onda orográficas e inversão de temperaturas
Também conhecido como Tesoura de Vento, Cortante de Vento, Gradiente de Vento ou Cisalhamento.

  • C.4 - ESTEIRA DE TURBULÊNCIA
São vórtices de pontas de asas surgem nas laterais da esteira, formando turbilhões intensos e perigosos para aeronaves de menor porte, peso e velocidade.
Na decolagem, sair da pista antes do ponto de “saída de solo” da aeronave precedente.
Ao pousar, tocar a pista depois do ponto de toque da aeronave precedente.


RESPONDA-ME
1) Nuvens lenticulares e nuvens rolo, são sinais de turbulência:
a) Convectiva                           b) em ar claro
c) mecânica à superfície        d) mecânica em montanhas

2) A movimentação irregular do fluxo de ar que se move obstruções ou terrenos irregulares, ocasiona um tipo de turbulência denominada:
a) termal                                    b) mecânica
c) convectiva                             d) em ar claro

3) A fim de evitar a turbulência convectiva, o vôo nas proximidades de cumulus, deve ser conduzido, com referencias a nuvens:
a) acima                                   b) abaixo
c) no interior                             d) abaixo ou acima



RESPOSTAS: 1D; 2B; 3A


Mais exercícios nos links abaixo:
EXERCÍCIOS METEOROLOGIA PP - Capítulo 16 - TURBULÊNCIA


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